| 
  • If you are citizen of an European Union member nation, you may not use this service unless you are at least 16 years old.

  • You already know Dokkio is an AI-powered assistant to organize & manage your digital files & messages. Very soon, Dokkio will support Outlook as well as One Drive. Check it out today!

View
 

estética_higiene_roupas

Page history last edited by Turma 83 15 years, 5 months ago

Higiene

 

Para lavar, e mais, branquear os dentes, as tribos africanas friccionavam bastonetes de raízes, como por exemplo, a mamola, que ainda hoje é utilizada. Para perfumar o hálito mascavam tabaco, entre outras substâncias vegetais.

 

 

O habito de lixar os pés para estes ficarem mais suaves, é também um hábito africano. As mulheres costumavam esfregar os calcanhares com pedras do rio para evitar que gretassem, uma vez que andavam quase sempre, ou mesmo sempre, descalças.

 

  Roupas

 

 

 

Como as mulheres passavam  o dia inteiro na rua  vendendo produtos, a roupa delas era a fusão de heranças africanas com o modismo europeu. Usavam objetos mágicos e amuletos sobre o corpo, para atrair dinheiro e se defender de inimigos. As roupas eram de tecidos amarrados e sobreposições à moda africana ou então saias, blusas e vestidos dados pela patroa, mas sempre de qualidade inferior. Como parte do ganho dessas escravas ficava com elas, muitas compravam jóias - que mais tarde podiam ser trocadas pela liberdade.

 

 As negras que trabalhavam em casa, como domésticas, serviam como uma espécie de vitrine da condição social de seu dono. Quanto mais elegantes e adornadas fossem as escravas, mais poderoso se mostrava o senhor. Na hora de sair, vestiam-se de forma muito semelhante às brancas. Essas escravas herdavam jóias e vestidos das patroas.

 

 

 

 Turbantes

 

O turbante pode ser enrolado na cabeça de várias formas.Ele é ao mesmo tempo uma proteção contra o sol e um elemento de beleza, muito usado pelas mucamas(escravas).

 

 

 

 Paula e Jéssica

Comments (1)

Turma 83 said

at 10:40 am on Nov 11, 2008

Olá garotas. Também li esta página e gostei bastante, só faltou colocar as fontes consultadas. Ah! Na outra página também. Bjus, Beth

You don't have permission to comment on this page.