| 
  • If you are citizen of an European Union member nation, you may not use this service unless you are at least 16 years old.

  • You already know Dokkio is an AI-powered assistant to organize & manage your digital files & messages. Very soon, Dokkio will support Outlook as well as One Drive. Check it out today!

View
 

culinária_africana

Page history last edited by Turma 83 15 years, 4 months ago

 Culinária Africana 

                                                             por José Lucas e Luiz Henrique

 

 

A influência da culinária africana na cozinha brasileira

 

O negro introduziu na cozinha o leite de coco, o azeite de dendê, confirmou a excelência da pimenta malagueta sobre a do reino, deu ao Brasil o feijão preto, o quiabo, ensinou a fazer vatapá, caruru, mungunzá, acarajé, cuzcuz, angu e pamonha. A cozinha negra fez valer os temperos, os verdes, a maneira de cozinhar. Modificou os pratos portugueses, substituindo os ingredientes e fez a mesma coisa com os pratos da terra. Finalmente, criou a cozinha brasileira, descobrindo o chuchu com camarão, ensinando a fazer pratos com camarão seco e a usar as panelas de barro e as colheres de pau.

    Curiosidade sobre a culinária africana

 

A alimentação dos escravos nas propriedades ricas incluía canjica, feijão-preto, toucinho, carne-seca, laranjas, bananas, farinha de mandioca e o que conseguisse pescar e caçar; e nas pobres era de farinha, laranja e banana. Os temperos utilizados na comida eram os açafrões, os óleos de dendê e os leites de coco. O cuscuz já era conhecido na África antes da chegada dos portugueses ao Brasil, e tem origem no norte da África, entre os berberes. No Brasil, o cuscuz é consumido doce, feito com leite e leite de coco, a não ser o cuscuz paulista, consumido com ovos cozidos, cebola, alho, cheiro-verde e outros legumes. O leite de coco é usado para regar peixes, mariscos, cuscuz, mungunzá e outras iguarias.

História da culinária

No início da história humana, os alimentos eram vegetais ou animais caçados para esse fim e consumidos crus; com a descoberta do fogo, os alimentos passam a ser cozinhados, o que aumentou a sua digestibilidade, possibilitando o desenvolvimento orgânico do homem.

As descobertas da agricultura e da pecuária foram outros fatores que melhoraram, não só a qualidade dos alimentos, mas também a sua quantidade. Finalmente, as técnicas de fertilização do solo e do controle de pragas e, mais recentemente, a modificação genética dos animais e plantas de cultura, levaram a um maior rendimento na sua produção.

A preparação dos alimentos teve uma história paralela a esta, com os desenvolvimentos tecnológicos modificando gradualmente os utensílios e as técnicas culinária. 

 

Fontes:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Culin%C3%A1ria

http://www.copacabanarunners.net/culinaria-africana.html

 

http://pfdc.pgr.mpf.gov.br/eventos/semana-debates-racismo/iii-semana/arquivos-radio-pgr/culinaria-africana-e-as-influencias-na-cozinha-brasileira

 

Comments (1)

Turma 83 said

at 8:19 pm on Dec 13, 2008

Ok. Meninos,está bom o trabalho,tem bastante informação só acho que deveriam deixar um espaço maior entre o texto anterior e o próximo tema e procurem mais imagens também
beijos e até 3ª

You don't have permission to comment on this page.